Zeev Jabotinsky

Vladimir Ze'ev Jabotinsky, conhecido pelo pseudônimo "Altalena", nasceu em outubro de 1880 em Odessa, na Ucrânia. Foi escrito, tradutor, jornalista, militar e sobretudo um líder sionista.

Após o pogrom de Kishinev em 1903, Jabotinsky entende a necessidade do povo judeu de ter sua própria nação soberana.

Jabotinsky foi o primeiro soldado de Iehuda, criando em 1915 com a ajuda de Iosef Trumpeldor a Legião Judaica, uma unidade militar composta por voluntários sionistas dispostos a lutar junto com o Império Britânico para expulsar o Império Otomano da então, Palestina.

Em 1923 criou o Movimento Juvenil Betar - o braço educativo do Sionismo Revisionista. Em 1931, foi escolhido para o tafkid de Rosh Betar, que se tornou exclusivamente após sua morte.

Em 1940, durante uma viagem aos Estados Unidos por motivos politicos, visitou uma machane do Betar em Nova York, na qual faleceu em sua terceira noite.

10 pontos ideológicos

MISSÃO DO BETAR

Criar jovens judeus que estejam cientes das necessidades do seu povo.

MAIORIA JUDAICA EM ISRAEL

Sendo Israel um Estado Judeu, não faz sentido que a maioria da sua população seja formada por indivíduos que não se identifiquem com o povo judeu. Em muitos lugares ao redor do mundo isso já foi tentado, e não deu certo. Além disso, para que um Estado Judeu seja democrático, é necessário que sua maioria seja judia

MONISMO

Betar apresenta como seu ideal, apenas o sionismo. Quando você defende mais de uma bandeira, como o sionismo e a ultra religiosidade, ou o sionismo e o socialismo, é aí que as coisas começam a dar errado, porque um ideal entra em choque com o outro, e eles acabam se contradizendo.

O ESTADO JUDEU

Os judeus têm o direito de ter um Estado, assim como todos os outros povos tem. Autodeterminação do povo judeu.

IDIOMA HEBRAICO

Apenas o hebraico é o idioma capaz de unificar todo o povo judeu. O ídiche, ou o ladino, não englobam todo o povo judeu. Nem o aramaico. Apenas o hebraico.

CONSCIÊNCIA SOCIAL

Jabotinsky dizia:"cada indivíduo é um rei". É por isso que levanta uma consciência social baseada em “As cinco meimim”. Cinco necessidades básicas que todo judeu deveria possuir: (moradia, comida, vestimenta, educação e saúde)

LEGIONISMO

O que diferencia um betarí de outra pessoa, é que ele está sempre pronto para defender os seus ideais. Ele sempre estará pronto para defender essa ideia de legião judaica.

HADAR

O Hadar não é um valor em si, e sim um conjunto de valores pelo que se conhece como “moral”. Respeito, disciplina, postura e compostura, empatia, organização... Todos esses (e mais alguns), formam o que se chama de Hadar.

DISCIPLINA BETARI

 Jabotinsky dizia que para um movimento dar certo, é necessário que todos os seus membros estejam em perfeita harmonia e sincronia, como uma máquina formada por engrenagens. Disciplina.

MOBILIZAÇÃO

 Um betarí deve sempre estar pronto para se mobilizar e defender o povo judeu. Imagina se aparece um novo presidente no Brasil que é antissemita, se isso ocorresse, o Betar seria o primeiro a se manifestar a respeito.